BLOG

Buscar

“A indicação ainda é o nosso maior marketing”

Cada vez mais dentistas estão aderindo ao marketing digital para atrair pacientes. E não é à toa. Cerca de 80% dos pacientes pesquisam na internet antes de escolher o profissional de saúde que procuram.


Sabendo da importância do marketing odontológico para destacar-se no mercado, o especialista em Implantodontia e reabilitador estético/funcional, Dr. Bruno Bragança Rodrigues Matias usa ferramentas de comunicação para levar informação, fidelizar e atrair mais pacientes, mas sem minimizar ou esquecer da importância da comunicação face a face.

“Acredito que a comunicação olho a olho é a mais válida na hora de atender o paciente pela primeira vez. Mas, para os pacientes saberem que eu existo, eu preciso da comunicação de mídias sociais”, ressalta o professor dos cursos de pós-graduação da Faculdade de Odontologia da UNIMES, que atua no Instituto Implante Vida e é responsável técnico na Clínica Sorrisetto.


Em entrevista para o blog da Checkup, para a série “Comunicação em saúde”, Dr. Bruno Matias falou sobre a influência da comunicação em seu trabalho na Odontologia. Confira:



Checkup – Bruno, como e porque você escolheu a odontologia?

Dr. Bruno Matias - Na verdade minha paixão sempre foi tecnologia. Com 18 anos fiquei frustrado na faculdade de Ciências da Computação. Como eu trabalhava com meu pai, que é protético ha 40 anos, o amor por Odontologia foi surgindo aos poucos e veio com mais força depois que fiz alguns cursos de implantodontia focado em prótese.

Checkup – Quando e como você começou a usar ferramentas de comunicação para divulgar o seu trabalho?

Dr. Bruno Matias - Comecei há alguns anos com mídias digitais, como Facebook e Instagram, mas nunca tinha pensado como uma ferramenta que realmente poderia me trazer resultado.


Checkup – O que costuma postar?

Dr. Bruno Matias - Novidades de odontologia digital, casos realizados por mim ou por outros profissionais da clínica. Como sou apaixonado por fotografia e já fiz e ministrei alguns cursos focados em fotografia para dentistas, facilita a qualidade das postagens.


Checkup – Você recebe pacientes novos que o conheceram pela internet? Dr. Bruno Matias - Sim. Cada vez mais.


Checkup – E como tem sido o retorno dessa divulgação?

Dr. Bruno Matias - As pessoas costumam perguntar muito sobre preço, o que é impossível responder, afinal cada caso é um caso. Alguns já agendam consulta via Instagram mesmo.

Checkup – Como você vê o marketing de saúde em odontologia? Acredita que é uma ferramenta válida?

Dr. Bruno Matias - Ainda há muita banalização dos próprios profissionais em geral, falando coisas que não devem, apenas pra atrair pacientes. Tudo que se posta de informações deve ter comprovação científica e não apenas "achismo". Acredito que a ferramenta é válida sim. A divulgação de saúde no geral é importante para as pessoas poderem procurar alguém que possa ajudá-las no que necessitam.


Checkup – Você acredita que as ferramentas de comunicação digital podem ser aliadas dos dentistas?

Dr. Bruno Matias - Sim, e não só mídias sociais. O telefone, por exemplo, é cada vez é menos usado pra agendar pacientes. A facilidade em atender e marcar pacientes via Whatsapp, além de mais rápido é o que eles querem.


Checkup – Os conselhos profissionais são rigorosos quando ao uso de ferramentas de comunicação. Você se preocupa em fazer a divulgação de forma ética?

Dr. Bruno Matias - Sim, sempre. Temos que seguir o código de ética profissional e pessoal.


Checkup – Você tem perfil profissional individual ou faz a divulgação por meio do perfil da clínica?

Dr. Bruno Matias - Tenho meu próprio perfil no Instagram, mas a clínica Implante Vida também tem perfil no Instagram e no Facebook. O simples fato de eu postar já me deixa como protagonista, mas sempre tento dar ênfase à equipe, protético e a todo atendimento da clínica no geral.


Checkup – Dentre as ferramentas que usa ou já usou, na sua opinião, qual ferramenta funciona melhor?

Dr. Bruno Matias - Instagram com certeza. Acho mais fácil do que Facebook. Preciso estudar mais sobre isso na verdade.


Checkup – Falando em Instagram, você tem mais de 10 mil seguidores no Instagram, como alcançou esta marca?

Dr. Bruno Matias - Sempre tento usar bastante hashtags, relacionadas com o que estou postando, fora os conteúdos patrocinados onde acabo atraindo pessoas da cidade ou profissionais de odontologia de outros estados.


Checkup – Acredita que as mídias digitais e a internet como um todo substituíram a velha forma de procurar um profissional de saúde por indicação ou pelos livretos de plano de saúde?

Dr. Bruno Matias - Não, no geral. As mídias digitais estão aí para mostrar o nosso trabalho na maioria das vezes para pessoas desconhecidas. Mas a indicação, pra mim, ainda é o nosso maior marketing.


Checkup – Consegue mensurar o quanto a comunicação influencia hoje no seu trabalho? Dr. Bruno Matias - Acredito que a comunicação olho a olho é a mais válida na hora de atender o paciente pela primeira vez. As pessoas vêm me procurar precisando de ajuda e eu conquisto elas com sinceridade, carinho e mostrando um planejamento bem explicado. Mas, para os pacientes saberem que eu existo, eu preciso da comunicação de mídias sociais.


Checkup – Acredita que a quantidade e qualidade das informações disponíveis na internet sejam prejudiciais ao seu trabalho?

Dr. Bruno Matias - Acho que um dia já foi prejudicial, porque a gente não esperava por isso. Hoje já sei como lidar com o paciente que chega "sabendo de tudo". As informações da internet são vastas, geram muitas dúvidas. O que precisamos é descobrir o caminho que essa pessoa quer ir e, assim, tentar guiar ela para o melhor tratamento.

Checkup Comunicação Estratégica