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Afinal, você sabe o que a sua marca transmite?

Atualizado: 11 de Out de 2018


Sua empresa já tem uma marca? Não estamos falando apenas de logomarca, mas sim do conceito mais amplo de marca, que envolve toda a experiência, expertise e identidade de uma empresa. Trabalhar o conceito de uma marca passa pelo questionamento inicial sobre a sua identidade e a percepção do cliente sobre ela.


Muitas vezes temos em mente um objetivo ou até um modelo de negócios para a nossa empresa crescer, buscando um certo público alvo e um posicionamento de mercado que não corresponde a real identidade e realidade da nossa marca. E, assim, as metas não saem do lugar, os investimentos parecem em vão. E surge um primeiro culpado: o marketing, que obviamente não está funcionando.


Antes de executar estratégias, é preciso olhar para si e entender o seu atual posicionamento de mercado e, principalmente, qual percepção o cliente tem de você, pois muitas vezes ela difere - e muito - da visão de quem está dentro do processo. Afinal, você conhece a identidade da sua marca e sabe o que ela transmite?


Nesta resposta pode morar o segredo do sucesso. Entender não só o que você deseja para o seu futuro, mas principalmente analisar o que já tem em suas mãos e como a sua empresa é vista hoje no mercado, pode ser fundamental para aparar arestas, encontrar pequenos desacertos ou até mesmo planejar um reposicionamento de mercado.


Compreender que, aquilo que você almeja para a sua empresa - seja ela do tamanho que for – passa pelo entendimento de que não basta ter uma marca, é preciso investir na sua gestão para alcançar a difícil e concorrida posição de destaque na mente do consumidor (top of mind).


Como aplicar?

Agora faça um breve exercício. Observe os produtos e serviços que você utiliza no seu dia-a-dia. Aqueles que, quase que instintivamente, você consome sem sequer pensar em mudar ou experimentar a concorrência.


Certamente elas falam muito sobre os seus valores e a sua personalidade. Tratam-se de marcas fortes, que galgaram seu lugar ao sol com muito esforço e, com toda certeza, com um intenso trabalho de branding (gestão de marca).


A conexão que você estabeleceu ao longo do tempo com essas marcas, sejam produtos ou serviços, é determinante na hora da escolha por consumi-los novamente.


E é exatamente isso que você deve buscar quando pensa em investir em marketing e gestão de marca. Muito além do raso “marcar território” no mercado, é preciso enxergar quais conexões você tem estabelecido e com quais públicos. Esse é apenas um primeiro desafio na busca pela construção de uma marca de sucesso.


Checkup Comunicação Estratégica