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Como atrair e reter clientes


Bons produtos e serviços são certamente fundamentais para o sucesso de uma empresa e para a conquista de novos clientes. Empresas bem-sucedidas fazem o seu produto ou serviço ser um benefício que superam as expectativas do cliente, além de buscar estratégias de comunicação e marketing para ganharem visibilidade.


Muito além de prestar um serviço de excelência ou entregar um produto de qualidade, colocar-se no lugar do cliente e buscar ações para destacar-se em meio a um mercado cada vez mais competitivo e, assim, encantar o cliente, pode ser a chave para reter e atrair novos clientes.


O marketing invasivo já não funciona mais como antigamente, pois o consumidor tem o controle do que ele deseja consumir de informação. Por isso, é preciso centrar esforços em encontrar quem tem interesse nos serviços que a empresa oferece e buscar novas alternativas para alcançar e encantar a sua audiência.


Separamos algumas dicas de como atrair e fidelizar clientes:


- Entenda o seu público: conhecer o seu público é fundamental para qualquer estratégia. Saber direcionar o seu produto ou serviço ao que o cliente procura é o caminho para agradar o cliente.


- Ouça o cliente: ouvir o cliente, interagir com o seu público e der um feedback sempre é a certeza de um público encantado. Mostre a ele o quão importante é a opinião dele, ganhando assim proximidade e confiança.


- Invista em atendimento: de nada adianta um produto excelente, um serviço de qualidade, se o atendimento é falho. Muitas vezes qualquer estratégia e investimento, por melhor que seja, vai por água abaixo por conta de um atendimento mal feito. Por isso, dê a atenção devida ao atendimento da sua empresa.


- Inove e surpreenda: pesquise o seu mercado, conheça o que de novo tem sido feito, invista sempre em inovação. Coloque-se no lugar do cliente e ofereça mais do que ele espera.


- Dê informação: produzir conteúdo de qualidade e divulgar na plataforma certa, para o público certo, é uma importante estratégia para reforçar suas ações de marketing e ganhar notoriedade na sua área de atuação.


- Comunique: averiguar se as formas de comunicar a sua empresa estão funcionando é importante para que todas as outras estratégias funcionem. Por isso, verifique todas as formas de comunicar da sua empresa, desde o atendimento ao cliente, passando pelas embalagens até o material de divulgação promocional do serviço ou produto. Todas as formas de acesso à sua empresa precisam ter uma comunicação clara, efetiva e condizente com o serviço prestado.


- Invista em marketing profissional: deixar os seus serviços na mão de quem entende do assunto, tratando marketing como parte importante do seu planejamento, é a certeza de um trabalho bem feito. Não trate marketing como gasto, mas sim como investimento.


Checkup Comunicação Estratégica