Com as novas tecnologias de comunicação, profissionais de saúde tem à disposição
inúmeras possibilidades para otimizar e acelerar processos, economizar tempo, ganhar
em qualidade no atendimento, humanizar os serviços e, assim, aumentar a satisfação
do cliente.
E os aplicativos de mensagens instantâneas (Whatsapp, Messenger, entre outros)
funcionam como facilitadoras do processo de conquista e fidelização do cliente, e até
mesmo para minimizar impactos negativos e conter crises.
Mensagens
Quer um exemplo corriqueiro? Já parou para pensar quantas vezes você usa o telefone
(fixo ou celular) para fazer uma ligação no seu dia-a-dia? Aposto que muito menos do
que usava há 5 ou 10 anos.
E quantas vezes ao dia você utiliza um aplicativo de mensagens instantâneas para falar
com pessoas, resolver problemas ou agendar compromissos? E por que não levar essa
mesma facilidade ao seu cliente?
Os agendamentos, confirmações e cancelamentos de consultas e exames são cada vez
mais feitos de forma digital, seja por Apps de mensagens ou também via sistema de
gestão de agendamentos, nos sites das próprias empresas de saúde. É preciso, para
tanto, adequar algumas rotinas, organizar novos processos e capacitar sua equipe.
Parece meio óbvio, mas alguns profissionais ou empresas de saúde ainda resistem a
essas tecnologias e patinam no velho e cansativo telefone ocupado. O cliente, quase
sempre sem tempo, pode – entre uma tentativa frustrada de ligação e outra –
encontrar na palma da mão (em seu smartphone), outra opção de profissional com
uma disponibilidade maior de agendá-lo com apenas um clique.
Agendamento X Atendimento
Mas, cuidado! Não confunda – e nem deixe o seu paciente confundir - agendamento
online com atendimento online. É comum, e até compreensível, que os pacientes
queiram usar as ferramentas de comunicação para ir além do simples ato de agendar
ou cancelar um procedimento, tirando dúvidas, enviando exames e solicitando até
diagnósticos e receitas.
Cabe ao profissional o bom senso e a ética de seguir as orientações do órgão regulador
da sua profissão, lembrando-se de nunca deixar que o digital substitua o presencial.
