BLOG

Buscar

Fuja das polêmicas

Atualizado: 7 de Jul de 2018


Quem não conhece aquela pessoa que adora um #debate? Conversar sobre assuntos controversos pode sim render boas e longas conversas entre amigos, mas todo cuidado é pouco quando as polêmicas estão nas mídias sociais. Por isso, se você quer preservar a sua #reputação, fuja dos debates na rede.


A internet tornou-se um grande potencializador dos temas que estão em voga na mídia. Assim, qualquer assunto polêmico ganha rapidamente grande destaque nas redes sociais. E, democraticamente, todos podem dar sua opinião. Acontece que muitas vezes as pessoas acabam se exaltando e, por trás de um teclado de computador, ou de um smartphone, falam o que pensam, sem filtro. E aí mora o perigo.

Se você usa as redes sociais para alavancar e dar destaque ao seu trabalho, o ideal é fugir de questões #polêmicas. Isso porque, o seu perfil ou a sua fanpage são uma extensão do seu trabalho.

Portanto, ao menos que você trabalhe com isso, postagens de cunho político, religioso, problemas sociais e até mesmo esportivo podem ser uma cilada, criando polêmicas desnecessárias e até mesmo fazendo você perder clientes.

O mesmo se aplica a comentários em postagens de terceiros. Pense sempre que, além de você como pessoa física, estas são ferramentas onde você é visto como profissional. E a sua #credibilidade pode ser afetada por uma simples curtida em uma postagem polêmica ou em uma piada de mal gosto.

Não se trata de ser neutro em tudo. Muito pelo contrário. Até porque, provavelmente você é tido pelos seus clientes como um formador de opinião. Mas polêmicas devem ser evitadas pois podem ser um estopim para uma crise de imagem.

Por outro lado, temas relevantes e importantes relacionados a sua profissão podem e devem ser evidenciados, desde que você tenha embasamento para explanar o seu posicionamento.

Deixe as discussões, polêmicas e debates para momentos de lazer e, preferencialmente, para as conversas presenciais com os seus amigos. Afinal, ninguém é dono da verdade e ouvir outros pontos de vista é um ótimo exercício para abrir a mente. Mas fazer isso no local adequado é fundamental para manter a sua reputação. Pense nisso!


Checkup Comunicação Estratégica