BLOG

Buscar

Marketing Digital: muito mais do que mídias sociais

Atualizado: 17 de Jul de 2018

Não há dúvidas de que a maioria das empresas possuem um perfil ou uma fanpage em alguma rede social. É possível, ainda, que essa seja a única presença digital de boa parte delas. E muitas, se perguntadas, responderão que, por isso, fazem marketing digital.

Acontece que marketing digital é muito mais do que ter uma página no Facebook, um perfil no Instagram, uma Company Page no Linkedin ou um canal no Youtube.

O marketing digital é composto de um conjunto de estratégias no mundo virtual que incluem outras ferramentas além das redes sociais, tais como site, landing pages, e-mail marketing, aplicativos, games, links patrocinados, SEO etc.

As redes sociais podem, ou não, fazer parte dessa estratégia, dependendo do tipo de negócio, do público-alvo e da estratégia adotada. O fato é que só elas, isoladamente, sem planejamento, não garantem resultados.

Esse tipo de pensamento, que acredita que simplesmente estar nas redes sociais é fazer marketing digital, acaba por gerar frustrações que culminam na conclusão de muitos empresários que insistem em afirmar que “marketing digital não funciona”.

O próprio marketing digital, na maioria dos casos, não funciona isoladamente. Deve estar no contexto global de marketing da empresa, que incluem ações on e offline. Afinal de contas, por mais conectadas que estejam as pessoas, a vida acontece aqui fora, no mundo real.

Voltando às redes sociais, elas podem, sim, ser parte importante da estratégia de marketing digital, especialmente quando os objetivos são promover o reconhecimento da marca, gerar tráfego ao site e, principalmente, disponibilizar conteúdo. E quando contextualizadas em um planejamento, complementadas com outras ferramentas, aí, sim, os resultados podem ser animadores.


Checkup Comunicação Estratégica