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O corpo fala!

Nem só de palavras (escritas e faladas) é feita a comunicação. Um olhar, um gesto, uma respiração mais profunda. Tudo pode ser interpretado, de forma positiva ou negativa. Por isso, esteja sempre atento à comunicação não verbal.


A comunicação corporal, seja em gestos, expressões faciais ou mesmo na postura, pode ser tão ou mais significativa do que o discurso falado. Muitas vezes, o que está sendo dito em palavras não condiz com o que o corpo está comunicando. Por isso, é preciso atenção à linguagem não verbal, para ser bem interpretado e convincente.

Veja 5 dicas de como se portar para não errar na linguagem corporal e transmitir sua mensagem com credibilidade e sucesso.

  1. Olho no olho: olhe sempre nos olhos do receptor. Isso transmite confiança e respeito. Em caso de grupos, a dica também é válida. Ao longo da conversa, vá trocando olhares com as pessoas ali presentes.

  2. Aperto de mão: um aperto de mão, ao início ou ao final de uma conversa, pode dizer muito. Evite o aperto de mão frouxo, a famosa ‘mão mole’, pois pode ser interpretada como insegurança. Faça um cumprimento com firmeza e segurança, mas sem exagerar na força.

  3. Fale sem pressa: articule as palavras pausadamente, respirando sempre entre as orações. Falar depressa demais demonstra nervosismo e atrapalha no entendimento do seu discurso.

  4. Evite cruzar os braços: gestos fechados, como um simples cruzar de braços durante a sua fala, podem prejudicar a veracidade e o poder de convencimento, transmitindo nervosismo.

  5. Expressões faciais: expresse suas emoções, entusiasme-se com aquilo que você está falando, sorria nos momentos certos, mostre que você acredita na ideia que está vendendo.

Checkup Comunicação Estratégica