BLOG

Buscar

Porque a sua marca precisa estar nas redes sociais

Atualizado: 23 de Mai de 2018

A internet, e principalmente, as redes sociais, mudaram a forma de fazer negócio no mundo. Quase um terço da população mundial está no Facebook, por exemplo e, por isso, as marcas não poderiam ficar de fora. As fanpages foram a forma como as empresas encontraram para falar com toda essa gente. Afinal, como diz o poeta, “o artista vai onde o povo está”.

Acontece que nem todo mundo consegue enxergar essa oportunidade. É muito comum ouvir empresários ou profissionais liberais declarando aversão às redes sociais sob a justificativa do risco que a exposição pode trazer à sua marca empresarial ou pessoal.

Muitos argumentam que criar uma fanpage abre a possibilidade de expor a marca a críticas públicas, que podem manchar ou acabar com a reputação da empresa. Acreditam que estando fora das redes estão protegidos. Ledo engano.

Não ter uma fanpage ou perfil nas redes sociais não é garantia de segurança para nenhuma empresa - além de poder ser uma grande perda de oportunidades. Estando ou não oficialmente nas redes sociais, é lá que os clientes falarão da marca, se assim o desejarem, pois este é o espaço mais democrático para emitir opiniões, indicar ou criticar produtos ou serviços. Além disso, as redes sociais detêm hoje o maior índice de consultas sobre marcas e empresas, perdendo apenas para buscadores.

O fato é que a presença digital precisa ser pensada como parte da estratégia de marketing da empresa, que envolve - além da divulgação da marca, seus serviços e produtos - a captação de novos clientes e, principalmente, o relacionamento com clientes já existentes. E isso deve ser feito de modo profissional e sério.

Os riscos existem, é verdade. No entanto, junto com eles vêm inúmeras possibilidades, como a de entender o que o cliente pensa a respeito da marca, compreender e ajustar processos que não estejam funcionando adequadamente e até saber um pouco mais sobre a concorrência.

Portanto, antes de pensar em se afastar das redes sociais, pense em como tirar o melhor proveito dela. Se não souber como fazê-lo, procure um profissional para ajudá-lo e orientá-lo e aproveite as oportunidades de estar no lugar certo, na hora certa, com as pessoas certas.

Bons negócios.



Checkup Comunicação Estratégica