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Em quais redes sociais minha empresa deve estar?

Atualizado: 26 de Set de 2018


Estar nas mídias sociais é um caminho natural às empresas que queiram divulgar a sua marca, produto ou serviço e se aproximar de seus clientes.

Um erro comum nessa estratégia, no entanto, é querer estar em todas as redes sociais, indiscriminadamente. Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube, Google Plus, Snapchat. Cada uma dessas plataformas tem características específicas, assim, cada qual impacta o público de forma diferente.


Para evitar desperdício de recursos e energia, é preciso levar em consideração alguns aspectos antes de decidir em qual rede investir. Para ajudá-lo, separamos algumas dicas:


Experimente

Essa dica pode parecer paradoxal, mas esse é o melhor caminho para você entender como a sua marca se comporta em cada uma das mídias disponíveis. Teste as plataformas, levando em conta as peculiaridades de cada uma. Assim, você terá parâmetros para avaliar o melhor caminho a seguir.


Tenha um plano

Mesmo antes de começar a testar as redes sociais, é fundamental que você entenda seus objetivos e trace planos para alcançá-los. Considerando que as pessoas reagem de forma diferente em cada uma das mídias, estabeleça objetivos específicos para cada uma delas. Se o seu objetivo, por exemplo, é aumentar o tráfego para o seu site ou blog, talvez o Instagram não seja a melhor escolha. Por outro lado, você pode usar essa rede para ampliar o alcance da sua marca.


Conheça o seu público

Saber como o seu público se comporta pode lhe poupar muito esforço (e dinheiro). Características como idade, profissão, renda, residência, atividades preferidas influenciam na escolha da rede em qual investir. Se o seu negócio é B2B (business to business) o Linkedin pode ser mais adequado. No entanto, se o seu público-alvo é jovem, o Instagram, o Youtube e o Snapchat são boas opções.


Analise os dados

Os números não mentem. A melhor maneira de decidir qual estratégia adotar é analisando dados. Depois de testar e experimentar as redes, fique atento aos relatórios. Dedique um tempo para entender os números e analisar o comportamento de sua audiência, sempre tendo em mente as diferenças entre cada uma das redes.


Escolha e foque

Depois de avaliar os resultados obtidos, escolha onde investir e mantenha-se focado. Dedique tempo e esforço àquela rede, mantendo-se ativo e atento às atividades. Avalie os resultados periodicamente, crie formas de atrair e engajar a sua audiência e busque tornar-se referência naquela plataforma, aprendendo sempre.


Nunca relaxe

Mesmo que você escolha uma (ou mais) rede social, não se dê por satisfeito. Fique sempre atento ao que acontece nesse universo. Redes sociais estão em constante transformação e se você não estiver antenado com as tendências, pode ficar para trás e perder todo o seu investimento.




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