BLOG

Buscar

Stories: como e por que usar?


O Instagram é a rede social que mais cresce no mundo. O Stories do Instagram vem tornando-se uma verdadeira febre das mídias sociais. A nova forma de compartilhar conteúdo temporário tem ganhado força – e visualizações - a cada dia.


No Stories, o conteúdo postado, geralmente vídeos curtos – mas também é possível postar apenas imagens, fica disponível para os seguidores por apenas 24 horas. Mas será que vale a pena gastar energia em gerar conteúdo para uma ferramenta com prazo de validade?


A resposta é SIM! Trata-se de uma opção para quem quer postar muito conteúdo todos os dias, e não quer encher o seu feed com exceções de posts diários. Para os seguidores, funciona como uma espécie de canal de TV, onde ele acompanha a rotina e as novidades dos blogueiros, empresas, marcas e profissionais de seus interesse.


Stories da saúde

No marketing de saúde, em especial, a estratégia tem sido cada vez mais utilizada, seja para mostrar parte do dia a dia dos médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e profissionais de saúde em geral - dando aos seguidores a sensação de proximidade - ou mesmo para mostrar e explicar alguns procedimentos.


Uma das vantagens é que o Stories passou aceitar vídeos longos, que são fracionados pela própria ferramenta. Outros pontos positivos da ferramenta são a interação e o dinamismo. Cada vez mais usuários assistem ao Stories e interagem com eles, enviando perguntas e comentários.


Mas como usar o Stories para alavancar o marketing do seu consultório?

Despertar o interesse e a curiosidade do seguidor para procedimentos e patologias, mostrando as novidades da área e até mesmo respondendo as perguntas mais frequentes dos pacientes são algumas das estratégias para gerar conteúdo de saúde no Stories.


Mas lembre-se: não é porque a ferramenta deixa a sua postagem apenas 24 horas no ar que você precisa ter menos cuidado. Ser criterioso no que posta é também uma premissa para os Stories, principalmente na área da saúde, onde os órgãos reguladores das profissões são criteriosos quando a publicidade e ao uso do marketing para divulgação dos serviços.


Separamos algumas dicas para produzir conteúdo relevante e ético para o Stories. Confira:


- Use linguagem informal.

- Seja criativo.

- Interaja com os seguidores.

- Faça lives.

- Crie enquetes.

- Use filtros e gifs, com moderação.

- Mostre o dia-a-dia, com moderação.

- Teste novos formatos de postagem.

- Não mostre o rosto de pacientes, se o seu Conselho regulador não permitir.

- Não fale o nome de marcas, se o seu Conselho regulador não permitir.

- Não faça antes ou depois, nem prometa resultados.

- Fique atento para não descumprir o código de ética da sua profissão.


Checkup Comunicação Estratégica