BLOG

Buscar

Você conhece o seu público alvo?

Atualizado: 26 de Set de 2018

Não basta saber o que e como falar, é preciso saber a quem comunicar. Definir o seu público alvo é tão ou mais importante quanto escolher o que será dito. Afinal, para cada tipo de público há uma forma diferente de comunicar.



Quando o assunto é comunicação, é cada vez maior a tendência em segmentar as mensagens, com objetivo de atingir públicos específicos, personalizando ao máximo a linguagem, de acordo com quem se quer alcançar.

Com o advento da internet, o que antes podia ser dito aos quatro ventos com uma única linguagem e formato, de maneira massificada por meio dos grandes veículos de comunicação, hoje é feito de forma segmentada e personalizada. Assim, empresas e pessoas podem (e devem) conhecer e escolher os seus públicos de interesse, direcionando a mensagem para obter melhores resultados.

No caso das empresas, um mesmo produto ou serviço pode ser divulgado de várias formas e em vários formatos diferentes. Afinal, são múltiplos os perfis de pessoas que podem ser atingidas para o sucesso de um negócio.

Por isso, antes de sair “falando por aí” sobre a sua empresa, o seu produto ou o seu serviço, é fundamental entender quem são todas as pessoas e organizações que o seu negócio impacta.

Depois de listar quem são os possíveis stakeholders, fica mais fácil entender a percepção de cada um deles sobre a sua marca e, aí sim, preparar sua estratégia para relacionar-se com eles, segmentando os perfis e as múltiplas formas de divulgação.

Checkup Comunicação Estratégica